terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Paz e Meio Ambiente

Paz envolve a relação com o meio ambiente. Ela se constrói pelo respeito: ao outro, à diversidade, ao direito pelo bem-estar, à vida. Implica olhar para além de si.

Com esse ideal, de construirmos um olhar para o mundo com olhos da Paz, que, neste ano, um dos temas de intervenção no NAPSI é a sensibilização ambiental. Focarmos em cada um o quão valoroso ele é.

Olhar ambiental envolve pessoas, espécies de nossa fauna e flora, elementos da natureza como rios, lagoas, cenários entre tantos...

É interessante quando nos propomos a olhar para o outro. No meio ambiente, por exemplo, observarmos os animais e plantas que nos cerca tem uma resposta imediata e surpreendente. Aos poucos, cada espécie vai ganhando nome. Aves deixam de ser chamadas de “passarinhos” para serem reconhecidas como bem-te-vi, suiriri, neinei... E assim, vamos compondo história que vai além de nossa própria história e o nosso olhar se permite novas apreensões.



Uma das vertentes do programa de sensibilização ambiental:



Sensibilização ecológica por meio da arte é ação no NAPSI em 2012.


Projeto Sarzedo Ecologia: Neste ano, mães e avós de crianças atendidas no NAPSI estão desenvolvendo nas oficinas de artesanato composições artísticas que irão representar espécies da fauna e flora de Sarzedo.


Na primeira fase do projeto, integrantes de nossa rica biodiversidade como tucanuçu, o tiziu, o periquito-de-encontro-amarelo, o periquitão-maracanã, o sabiá-barranqueiro, o ipê-amarelo, a paineira-rosa e muitos ouros serão representados através da técnica de pintura e de decoupage em camisetas, panos de prato e sacolas ecológicas.


Já nessa etapa inicial, o projeto tem proporcionado resultados muito positivos, possibilitando a troca de informações sobre as espécies existentes em nosso município. Nesse diálogo, fomos contempladas com a fotografia de um tucano-de-bico-preto (Ramphastus vitelinus), tirada no bairro Serra Azul por uma das integrantes da oficina, Teresa Fátima da Silva, que autorizou a divulgação dessa imagem para que todos possam apreciá-lo. Contou-nos que ficou muito surpresa quando esse tucano pousou perto dela e permaneceu por algum tempo no galho, dando-lhe a oportunidade de registrá-lo através da câmera do celular.


Belíssima foto! Parabéns por eternizar esse momento!





Mais fotos!




Outra surpresa foi a fotografia que nossa monitora psicossocial, Célia, tirou, em Bom Jardim: uma arara canindé (Arara ararauna). Ela já tinha várias vezes mencionado que, vez ou outra, via essa espécie de arara sobrevoando a região. Pedi, então, que tentasse fotografá-la e, ontem, já anoitecendo, conseguiu, finalmente, fotografar essa ave tão linda, que pousou em cima da grade de uma caminhonete.