segunda-feira, 20 de abril de 2015

Da dor ao voo da paz...



Na vida, várias são as circunstâncias que rasga o peito de forma tão avassaladora, que pensamos não sermos capazes de suportar. Convivemos como nossa ferida ora nos sustentando no que podemos segurar, ora nos sentindo caindo em um precipício, ansiosos para que se chegue ao fim. Porém, se neste vazio apercebermo-nos que a vida nos provê de asas próprias, prontas para nos levantar no momento oportuno, asas que nos farão voar e contemplar-nos com sabedoria serena, podemos ter a certeza que sairemos mais fortes.

A vida é aprendizado contínuo. Nela nos construímos para mais adiante desconstruir-mo-nos logo à frente, quando o inusitado dá uma nova direção à nossa jornada. Aprendemos com nossos sorrisos como também com nossas dores. E apesar de tantos pesares, ela sempre vale a pena, mesmo quando resolvemos mudar de cena diante de um dos nossos profundos abismos. 

A vida torna-se mais leve quando deixamos de lado os excessos de bagagens. Quando descobrimos que a jornada mais incrível é a que fazemos quando perdemos os medos. Sofreremos perdas, perderemos o chão por vezes. Deixai a dor vir quando ela tiver de vir.

Acredite que no universo há uma energia que conspira pela nossa felicidade. 
Acredite que o amor está além de qualquer barreira. 
Acredite que temos os recursos necessários para superarmos nossos conflitos psíquicos.  
Acredite que dentro de você há uma fonte inesgotável de luz e quanto mais nos aventuramos em sua direção, com coragem para enfrentar nossos dragões, mais claro se torna o nosso caminho. 
Acredite que por mais que você tenha se distanciado do que é a apreensão do amor divino, esse amor, que não apreendemos todo (porque tentar apreendê-lo é condição de nossa prova existencial) é a sua essência. 
Acredite que não vivemos por acaso. Temos um compromisso e uma responsabilidade com nossa existência. 
Na nossa vida, sempre as diretrizes foram enunciadas por tantos. Busca da felicidade, uma vida onde as pessoas se acolham, se olhem nos olhos. Fraternidade. Amor ao próximo. Carinho. Afeto. Respeito a todos. Tolerância. Humildade. Em tudo há a mesma dignidade de ser. Cada ser é um mistério e somos todos parte deste mesmo mistério. 
Não devemos esperar que este mundo esteja pronto para nós e sofrermos egoistamente porque não o encontramos. Essa é parte da nossa missão: fazer de cada ato nosso, cada pensamento, cada passo, aquele que nos conduza ao ideal de um mundo realmente mais feliz. 



Utopia

Utopia é uma forma de se fazer o percurso... 

ARCO-ÍRIS 

Nós somos Dons Quixotes
Em cavalos de sonho vamos
Por toda parte da cidade
Semeando palavras como sementes
Dividindo o pão do bem mostrando caminhos
Levando esperanças a quem não tem
Nós somos Dons Quixotes não importa
De sonhadores o mundo tem precisão
A vida será céu quando todos os homens
Trouxerem as estrelas aqui pro chão (Quilombo, p. 57)