sábado, 8 de outubro de 2011

Comunicação Não-Violenta


A Comunicação Não-Violenta (CNV) – também chamada de Comunicação Empática – é um processo de pesquisa conhecido pela sua capacidade em inspirar ações compassivas e solidárias, em que predominam a comunicação eficaz e com empatia. O processo foi desenvolvido pelo psicólogo americano, Marshall Rosenberg, e uma equipe internacional de colegas.



O CNV foi aplicado em programas da paz em diversos países como  Ruanda, Burundi, Nigéria, Malásia, Indonésia, Sri Lanka, Oriente Médio, Sérvia, Croácia, Irlanda, dentre outros. O interessante é que a estratégia desenvolvida pelo processo serve também para apaziguar os combates verbais em nosso dia-a-dia. As contribuições teóricas e práticas de Rosenberg são amplamente utilizadas nas áreas de mediação e definição dos conflitos e são usadas por alguns mediadores em seu trabalho. São empregadas, também, em vários outros serviços sociais – como as escolas, as penitenciárias, instituições religiosas, hospitalares, etc.  





Referências bibliográficas:











Para saber mais:



ROSENBERG, Marshall B. – Comunicação Não-Violenta: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais. São Paulo, Editora Ágora, 2006. Livro disponível para visualização no Google Books:











http://www.tuttoperuomo.com.br/pg-topico.php?top=93&id=5 (entrevista com Marshall Rosemberg).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.