sábado, 17 de setembro de 2011

Cada educador é uma semente no Programa de Prevenção ao Bullying na Escola


Por que para a construção de uma Cultura da Paz é importante que todos desenvolvam uma ação no Programa de Prevenção ao Bullying na Escola?



Por que, quando cada um de nós, em nossa rotina diária, faz dos direitos humanos parte de seus discursos, foco de suas ações, torna-se um semeador de valores em prol de uma Cultura da Paz.



Muitos argumentam não ter tempo para elaborar uma atividade que referencie melhores relações humanas e adequá-la ao seu programa didático. Entretanto, esse tempo a mais, que muitos justificam, ele não é, na verdade, um tempo a mais... ele é o tempo que já há... A temática da Paz ela faz parte do dia-a-dia, pode ser adequada a todos os conteúdos, a todos os momentos em que as pessoas relacionam. A Paz se constrói por uma ética, uma forma de olhar fundamentada no respeito, no amor ao próximo e na busca pelo que nos torna melhor e proporciona aos outros melhorias... A Paz não é ausência de conflitos: é uma forma diferente de olhar para os conflitos e buscar crescimento - pessoal, espiritual etc - a partir deles. A Paz cabe em todos os contextos, em todos os ambientes, mas temos que ir até ela, temos que colocá-la em nosso olhar sobre o mundo.



Para reflorestarmos o mundo de Paz serão necessárias muitas sementes e, se cada um de nós cuidarmos de nossa árvore, estaremos fazendo a nossa parte... O importante é fazermos parte, não perdermos a fé, acreditarmos em sonhos, não nos resignarmos jamais com a violência e darmos passos sempre na construção de uma rede de sonhadores da Paz...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.