terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como elaborar uma dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo é uma técnica que significa propor a um grupo de pessoas uma situação simulada, através de brincadeiras, jogos, exercícios, proporcionando sensações da vida real. A proposta é que os integrantes do grupo possam agir com autenticidade, refletir sobre a sua participação, buscando o aperfeiçoamento de sua conduta.



Uma dinâmica de grupo deve ter objetivos definidos, em busca de resultados almejados.  Ao se propor uma atividade, um jogo, uma brincadeira, deve-se estabelecer quais resultados esperam-se encontrar. Há, portanto, uma etapa de planejamento da atividade (com resultados almejados), de desenvolvimento (com a execução da ação) e de conclusão (fechamento da dinâmica, onde, no caso, das dinâmicas voltadas para a significação dos valores humanos, deve ser oportunizado a cada integrante do grupo refletir sobre a sua participação).





Abaixo, segue a sugestão de um roteiro para elaboração de uma dinâmica de grupo:





- Título:





- Objetivos: (O que se espera alcançar com a atividade)





- Público-alvo: (crianças, adolescentes, familiares, funcionários da escola, professores etc)





- Número de participantes:





 - Material:





- Tempo:





- Procedimento: Descrever passo-a-passo a execução da atividade.





- Fechamento: Estabelecer os temas para reflexão sobre a atividade. Qual o diálogo que pretende conduzir com o grupo? Quais valores humanos a dinâmica enfoca? O fechamento tem como proposta clarear para os participantes do grupo o que se espera destacar para a reflexão com a atividade realizada, bem como a de sensibilizar cada integrante do grupo sobre a sua participação.





Referência bibliográfica:



Teoria e Prática de Dinâmica de Grupo – Jogos e Exercícios. Suely Gregori Andrade. Casa do Psicólogo.




Dinâmicas de grupo para a Paz - links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.