sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Informações sobre o Concurso Semeando a Paz


Algumas possibilidades, por assim dizer, estão sendo levantadas pelos educadores que estão dispostos a elaborar ações para o programa de prevenção ao bullying na escola.



Uma das propostas é de que o projeto seja elaborado em dupla e que cada participante dessa dupla desenvolva a ação com o seu grupo específico. Excelente essa proposta! A atividade pode, sim, ser construída em duplas: a integração só traz mais benefícios ao ideal da paz... Para inscrição no concurso de uma atividade escrita por uma dupla, é importante ressaltar que se os educadores estão concorrendo em categorias diferentes, tem que ser escritos dois projetos diferenciados, cada um focando o seu grupo, os resultados alcançados, o registro das atividades com o grupo... Quer dizer, são duas inscrições diferenciadas, dois desenvolvimentos diferenciados, partindo de uma proposta de ação construída em conjunta. E se uma for premiada, não quer dizer, necessariamente, que a outra também será premiada. Vai depender da qualidade do trabalho de cada grupo e da qualidade do trabalho dos demais participantes de cada categoria.



No caso do trabalho em conjunto ser desenvolvido por educadores que concorrem numa mesma categoria, eles, então farão a inscrição de um só projeto, que pode ter o nome de todos os envolvidos e, caso sejam premiados, será um prêmio só, que eles terão que dividir entre si...



É importante que todos se envolvam e desenvolvam atividades. Só a partir da participação de cada educador, poderemos idealizar a mudança de valores. Ás vezes, o profissional fica inseguro, achando que tem que inventar uma ação nunca antes pensada... Não é bem assim. A atividade se faz original quando aplicada com um grupo original, mas são tantas as sementes que podem ser adotadas nessa estratégia. O professor pode, por exemplo, organizar caminhadas pela paz, uma dinâmica de grupo que possibilite a reflexão sobre valores e a mudança de atitudes, criar com um grupo de alunos músicas que versem sobre a paz, atividades com o corpo que permitam expressar a agressividade, atividades artísticas sobre o tema, redações, poesias... enfim, são inúmeros os caminhos que contemplam a paz... O projeto a ser escrito é um plano de ação, como um plano de aula, só que precisa ser aplicado e sua aplicação registrada, comprovada.



Esperamos, realmente, é que todos os educadores incluam ações por uma cultura da paz em seus planejamentos de aula e versem aulas sobre o tema. Registrem essa aula e inscrevam-na no concurso. A ação é bem mais simples do que parece, mas o gesto tem um alcance infindável. A soma dessas ações, com certeza, edificará novos valores...



Precisamos de todos para mudar essa cultura competitiva, de rivalidade, individualista... E precisamos de cada um dos educadores do município como sementeiro da paz. Estamos contando com a inscrição de todos nesse concurso.



“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.