terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sugestão de leitura

Escola de valor -   Significando a vida e a arte de educar.



Um guia para refletir sobre os valores humanos e suas implicações na prática educativa, a fim de fundar um espaço escolar mais ético e propício ao exercício da cidadania.





Autora: Maria Helena Marques Rovere

Editora: Paulus
 


Sinopse:



“Escola de valor – Significando a vida e a arte de educar propõe uma reflexão acerca dos valores humanos, ou seja, da ética, do respeito, do amor, entre outros, e suas implicações práticas na educação. A obra é dividida em duas partes: Introdução e Caminhos para uma escola de valor. Na primeira há uma preocupação em sensibilizar os educadores sobre a necessidade e a urgência de uma educação fundamentada em valores humanos.

Na segunda, a autora fala sobre a vida como um valor a ser cuidado; esclarece sobre os valores que regem as escolhas e decisões das pessoas e, por fim, propõe um despertar do educador para o sentido da ética e da cidadania no cotidiano.

O livro traz também textos de apoio de grandes escritores, sugestões de exercícios e dinâmicas para o professor realizar em sala de aula ou em alguma atividade educativa. Como afirma a autora, o livro não pretende transformar a educação, mas sim despertar em cada educador o seu potencial transformador da realidade.”

(http://www.escoladevalor.com.br/publicacoes/escola_de_valor.php)





Comentário:



Um livro muito gostoso de ler. Como um mosaico, apresenta metáforas, textos para reflexão, atividades focando o trabalho com valores humanos, pensamentos de diversos autores sobre o tema. Partindo do ideal “por um mundo melhor” e do desejo de que o “material contribua para a construção de um mundo mais humanizado”,  a autora faz uma importante reflexão sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma Cultura da Paz e do papel da educação para que essa sociedade mais saudável, mais pacífica e mais feliz possa um dia existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.