O
link abaixo dá acesso a uma tese desenvolvida por Cláudio Marques da Silva Neto
para obtenção do título de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação
pela Faculdade de Educação da USP neste ano de 2011, sob o título: (In)disciplina
e violência no espaço escolar: aprendizagem e participação como fundamentos da
ordem.
O estudo analisou as formas pelas quais uma das escolas públicas de São
Paulo lida com a violência e a indisciplina dos alunos, bem como os impactos
destes em toda a comunidade escolar. Procurou compreender em que medida a forma
de organização escolar e práticas institucionais interferem na aprendizagem e se
as mesmas intensificam ou amenizam os casos de violência e indisciplina na
escola. O estudo apontou que a escola em questão, através da condução
compartilhada das ações pedagógicas e da participação democrática da comunidade
escolar conseguiu, sem precisar utilizar medidas disciplinadoras, reverter um
quadro de indisciplina e violência, bem como assegurar a aprendizagem de todos
os alunos. As palavras-chaves da pesquisa são cultura de paz, direito à educação,
indisciplina e violência escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.