terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sugestão de leitura


O link abaixo dá acesso a uma tese desenvolvida por Cláudio Marques da Silva Neto para obtenção do título de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação da USP neste ano de 2011, sob o título: (In)disciplina e violência no espaço escolar: aprendizagem e participação como fundamentos da ordem.


O estudo analisou as formas pelas quais uma das escolas públicas de São Paulo lida com a violência e a indisciplina dos alunos, bem como os impactos destes em toda a comunidade escolar. Procurou compreender em que medida a forma de organização escolar e práticas institucionais interferem na aprendizagem e se as mesmas intensificam ou amenizam os casos de violência e indisciplina na escola. O estudo apontou que a escola em questão, através da condução compartilhada das ações pedagógicas e da participação democrática da comunidade escolar conseguiu, sem precisar utilizar medidas disciplinadoras, reverter um quadro de indisciplina e violência, bem como assegurar a aprendizagem de todos os alunos. As palavras-chaves da pesquisa são cultura de paz, direito à educação, indisciplina e violência escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.