Segue abaixo uma proposta de
atividade para estimular o diálogo e o convívio afetivo em sala de aula. A
atividade tem como diretrizes o cumprimento ao outro, a expressão: “como você
está se sentindo agora?” e o tempo para “olhar nos olhos” e escutar...
Convido a todos a analisar a
atividade, criticá-la, aperfeiçoá-la, enfim, construí-la conjuntamente, para
que possa ser um instrumento a mais na busca da melhoria das relações afetivas
de nossos escolares...
Cantinho do
aconchego
O que é:
O
Cantinho do aconchego é um espaço para o diálogo, conduzido pelo(a) educador(a)
com os alunos da classe, ao início do turno letivo.
Aconchego
significa abrigo, amparo, proteção. Deriva do verbo aconchegar que quer dizer
aproximar, unir, agasalhar.
Aconchegante
é o que conforta, acolhe agradavelmente, faz com que a gente se sinta “à
vontade”, bem recebido, aceito, que “agasalha” a alma e deixa nossos corações
aquecidos...
A
proposta é de se criar um espaço aconchegante em sala de aula, no qual, antes
de iniciar o turno letivo, o(a) educador(a) convidasse seus alunos a se
reunirem. Pode ser um tapete emborrachado, colocado em um dos cantos da sala,
onde todos pudessem se sentar, em círculo, confortavelmente.
Objetivos:
- criar o
hábito de perceber o estado afetivo, diário, de cada criança da classe;
- estimular o
diálogo como meio de manifestação afetiva;
- favorecer
a expressão dos sentimentos;
- permitir
ao(a) educador(a) a percepção de questões afetivas relacionadas aos seus
alunos;
- trabalhar
a empatia, a percepção dos sentimentos que nos acometem e acometem aos
outros;
- fortalecer
os vínculos afetivos entre os alunos.
Materiais:
-
Painel dos sentimentos: No cantinho do aconchego, haveria um painel dependurado
na parede, onde estariam escritos os nomes de todos os alunos da sala. Acima do
nome do aluno, um velcro. Abaixo no painel um bolsinho para cada feição
representante de um sentimento (como no esquema abaixo).
Esquema inicial do painel dos
sentimentos:
-
Rostinhos com sentimentos: dentro do bolsinho de cada feição deve haver o
número de rostinhos daquela expressão de sentimento na mesma quantidade do
número de alunos da classe.
Tempo: aproximadamente, 15 minutos, em todo início
de um turno de aula, por todos os dias letivos.
Desenvolvimento:
Ao
iniciar o período letivo, o(a) educador(a) deve cumprimentar cada criança e
pedir a cada uma que represente como está se sentindo naquele momento no painel
dos sentimentos.
A
criança deverá pegar a fichinha com o rostinho que representa como ela está se sentindo naquele momento e grudar a figura no velcro acima de seu nome.
Deve-se
perguntar a criança porque escolheu aquele rostinho, como ela está se sentindo
e por quê.
Deve-se
respeitar a vontade da criança em manifestar-se ou não.
Deve-se
reforçar positivamente a expressão dos sentimentos, marcando para todo o grupo
a importância de ouvirmos com respeito, como cada um fala de seus sentimentos.
Deve-se,
também, tratar com respeito, tolerância e compreensão a criança que não
conseguir ou não quiser manifestar-se naquele momento, colocando para ela que
tudo bem ela não querer se representar naquele momento e se, em algum momento,
no decorrer da aula ela quiser vir se representar de outra forma no painel, o
mesmo poderá ser feito.
As
crianças que se representarem com sentimentos negativos são também convidadas a
falar sobre os motivos que estão se sentido assim.
Deve-se
deixar claro para criança que não precisa falar se não quiser ou se preferir
depois conversar com alguém em particular é só solicitar para a professora
(seria interessante se nas escolas houvesse o plantão psicológico).
Deve-se
marcar para as crianças que se representaram de forma negativa que, se ao longo
do dia, elas não mais estiverem se sentindo daquela maneira, elas podem vir, a
qualquer momento durante a aula, mudar a representação de como estão se
sentindo no painel.
Esquema do painel de
sentimentos ao finalizar a dinâmica:
Observações:
Muitas
vezes, durante a condução das aulas, o(a) professor(a) não percebe quando um de
seus alunos não está emocionalmente bem, porque não houve um espaço para que a
criança pudesse se expressar com confiança que seus sentimentos serão acolhidos
com respeito e sem julgamentos pejorativos. Às vezes, por falta dessa
comunicação, os alunos com sofrimento emocional podem envolver-se em situações
conflitivas dentro da escola e gerar do grupo tanto de alunos quanto
professores respostas negativas, que acabam por prejudicar, ainda mais, o seu
quadro afetivo.
O
que esse programa propõe é isso: de criar em cada classe escolar no momento de
abertura da aula, o tempo de escuta de cada um, conduzido pelo educador de
forma ética com o grupo de alunos.
Esse espaço para escuta diária pode oferecer ao educador uma visão da dinâmica emocional de seus alunos e aos alunos a possibilidade de fortalecer seus vínculos afetivos, de obter uma relação mais espontânea com seus afetos bem como dos afetos dos outros.
Essa
atividade poderá, também, apontar em algumas crianças da sala questões mais
conflitivas no campo afetivo. Deve-se, nesses casos, entrar em contato com os
responsáveis pela criança, bem como orientá-los a buscar ajuda psicológica.
Comentário:
Crianças
mais tímidas tendem a ter dificuldades de manifestar seus sentimentos diante
dos outros e à medida em que sentem maior confiança no grupo passam a
expressar-se com mais desenvoltura. Para que essa confiança se estabeleça, é
preciso que as manifestações dos sentimentos de cada participante do grupo
sejam recebidas de forma positiva por todos da classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.