quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cantinho do aconchego


Segue abaixo uma proposta de atividade para estimular o diálogo e o convívio afetivo em sala de aula. A atividade tem como diretrizes o cumprimento ao outro, a expressão: “como você está se sentindo agora?” e o tempo para “olhar nos olhos” e escutar...



Convido a todos a analisar a atividade, criticá-la, aperfeiçoá-la, enfim, construí-la conjuntamente, para que possa ser um instrumento a mais na busca da melhoria das relações afetivas de nossos escolares...





Cantinho do aconchego





O que é:



O Cantinho do aconchego é um espaço para o diálogo, conduzido pelo(a) educador(a) com os alunos da classe, ao início do turno letivo.



Aconchego significa abrigo, amparo, proteção. Deriva do verbo aconchegar que quer dizer aproximar, unir, agasalhar.



Aconchegante é o que conforta, acolhe agradavelmente, faz com que a gente se sinta “à vontade”, bem recebido, aceito, que “agasalha” a alma e deixa nossos corações aquecidos...



A proposta é de se criar um espaço aconchegante em sala de aula, no qual, antes de iniciar o turno letivo, o(a) educador(a) convidasse seus alunos a se reunirem. Pode ser um tapete emborrachado, colocado em um dos cantos da sala, onde todos pudessem se sentar, em círculo, confortavelmente.





Objetivos:



  • criar o hábito de perceber o estado afetivo, diário, de cada criança da classe;
  • estimular o diálogo como meio de manifestação afetiva;
  • favorecer a expressão dos sentimentos;
  • permitir ao(a) educador(a) a percepção de questões afetivas relacionadas aos seus alunos;
  • trabalhar a empatia, a percepção dos sentimentos que nos acometem e acometem aos outros;
  • fortalecer os vínculos afetivos entre os alunos.
 



Materiais:



- Painel dos sentimentos: No cantinho do aconchego, haveria um painel dependurado na parede, onde estariam escritos os nomes de todos os alunos da sala. Acima do nome do aluno, um velcro. Abaixo no painel um bolsinho para cada feição representante de um sentimento (como no esquema abaixo).




Esquema inicial do painel dos sentimentos:





- Rostinhos com sentimentos: dentro do bolsinho de cada feição deve haver o número de rostinhos daquela expressão de sentimento na mesma quantidade do número de alunos da classe.





Tempo: aproximadamente, 15 minutos, em todo início de um turno de aula, por todos os dias letivos.





Desenvolvimento:



Ao iniciar o período letivo, o(a) educador(a) deve cumprimentar cada criança e pedir a cada uma que represente como está se sentindo naquele momento no painel dos sentimentos.




A criança deverá pegar a fichinha com o rostinho que representa como ela está se sentindo naquele momento e grudar a figura no velcro acima de seu nome.


Deve-se perguntar a criança porque escolheu aquele rostinho, como ela está se sentindo e por quê.

Deve-se respeitar a vontade da criança em manifestar-se ou não.

Deve-se reforçar positivamente a expressão dos sentimentos, marcando para todo o grupo a importância de ouvirmos com respeito, como cada um fala de seus sentimentos.

Deve-se, também, tratar com respeito, tolerância e compreensão a criança que não conseguir ou não quiser manifestar-se naquele momento, colocando para ela que tudo bem ela não querer se representar naquele momento e se, em algum momento, no decorrer da aula ela quiser vir se representar de outra forma no painel, o mesmo poderá ser feito.

As crianças que se representarem com sentimentos negativos são também convidadas a falar sobre os motivos que estão se sentido assim.

Deve-se deixar claro para criança que não precisa falar se não quiser ou se preferir depois conversar com alguém em particular é só solicitar para a professora (seria interessante se nas escolas houvesse o plantão psicológico).

Deve-se marcar para as crianças que se representaram de forma negativa que, se ao longo do dia, elas não mais estiverem se sentindo daquela maneira, elas podem vir, a qualquer momento durante a aula, mudar a representação de como estão se sentindo no painel.


 



Esquema do painel de sentimentos ao finalizar a dinâmica:







Observações:

Muitas vezes, durante a condução das aulas, o(a) professor(a) não percebe quando um de seus alunos não está emocionalmente bem, porque não houve um espaço para que a criança pudesse se expressar com confiança que seus sentimentos serão acolhidos com respeito e sem julgamentos pejorativos. Às vezes, por falta dessa comunicação, os alunos com sofrimento emocional podem envolver-se em situações conflitivas dentro da escola e gerar do grupo tanto de alunos quanto professores respostas negativas, que acabam por prejudicar, ainda mais, o seu quadro afetivo.

O que esse programa propõe é isso: de criar em cada classe escolar no momento de abertura da aula, o tempo de escuta de cada um, conduzido pelo educador de forma ética com o grupo de alunos.


Esse espaço para escuta diária pode oferecer ao educador uma visão da dinâmica emocional de seus alunos e aos alunos a possibilidade de fortalecer seus vínculos afetivos, de obter uma relação mais espontânea com seus afetos bem como dos afetos dos outros.

Essa atividade poderá, também, apontar em algumas crianças da sala questões mais conflitivas no campo afetivo. Deve-se, nesses casos, entrar em contato com os responsáveis pela criança, bem como orientá-los a buscar ajuda psicológica.


Comentário:

Crianças mais tímidas tendem a ter dificuldades de manifestar seus sentimentos diante dos outros e à medida em que sentem maior confiança no grupo passam a expressar-se com mais desenvoltura. Para que essa confiança se estabeleça, é preciso que as manifestações dos sentimentos de cada participante do grupo sejam recebidas de forma positiva por todos da classe.


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