terça-feira, 30 de agosto de 2011

Edital do Concurso SEMEANDO A PAZ

Para os educadores do Município de Sarzedo/MG:

Por que o Concurso Semeando a Paz?


Achamos muito importante iniciar esse programa de prevenção ao bullying na escola com os profissionais da educação, incentivando-os a integrar a temática do bullying dentro dos conteúdos programáticos que fazem parte de sua agenda diária, trabalhando temas como o respeito às diferenças pessoais, a valorização da amizade, a solidariedade, o estímulo à empatia, entre outros.

Quando falamos em Semear a Paz, pensamos em cada educador como esse semeador, pois as atividades desenvolvidas para o concurso poderão alçar voos e reforçar, verdadeiramente, uma cultura de pacificação. Por isso, nosso ideal, com essa primeira etapa do programa, é de que as boas ideias aflorem e que as atividades desenvolvidas sejam ricas em propostas pela melhoria das relações socioafetivas dos alunos.

Ao inscrever sua atividade no concurso, o educador deverá assinar um termo de autorização para publicação do material em um livro do programa a ser editorado.

A segunda etapa do programa consiste em distribuir o material para todas as escolas do município, divulgando as atividades desenvolvidas, incentivando a sua reaplicação, bem como de que as ações de prevenção ao bullying sejam uma prática constante nas escolas.

Divulgar as boas ideias é o investimento de todos envolvidos no concurso para que essa sociedade de Paz, tão sonhada, possa, a cada dia mais, estar mais próxima de nossa sociedade real...

(...)“Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz
Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou único
Eu tenho a esperança de que um dia você se juntará a nós
E o mundo será um só” (...)

(John Lennon)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Prefeitura de Sarzedo
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Atenção Psicossocial à Infância – NAPSI


PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO BULLYING NA ESCOLA


Concurso: Semeando a Paz!
Apresentação:

A Prefeitura de Sarzedo, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza o concurso destinado a escolher as atividades sobre o bullying, desenvolvidas pelos(as) educadores(as) atuantes no município, que, de forma criativa e lúdica, transmitam a todos ideais de uma cultura pela PAZ, tais como: respeito às diferenças, valorização da diversidade humana, estímulo ao companheirismo, fraternidade, solidariedade,tolerância entre outros.

Quem pode participar:

Educadores que, no ano de 2011, possuam vínculo empregatício nas escolas da cidade de Sarzedo (públicas e particulares).
O programa premiará em duas categorias:

Categoria Especialistas da Educação: destinada aos supervisores das escolas do município que desenvolverão seus projetos com funcionários das escolas e/ou familiares dos alunos.

Categoria Professores, Monitores e Coordenadores: destinada aos professores, monitores e coordenadores das escolas do município que desenvolverão seus projetos com alunos e/ou familiares dos alunos.

Objeto do concurso:
O concurso premiará os três melhores projetos de cada categoria sobre a temática do bullying, que deverá ser aplicado com o público escolhido pelo educador, conforme critérios acima especificados.
Cada funcionário poderá inscrever apenas um trabalho.

Elaboração da atividade:

O educador irá desenvolver um material escrito, nos moldes de um projeto, no qual irá planejar a atividade que desenvolverá, bem como registrar sua aplicação e resultados alcançados.
O material escrito deverá conter os seguintes tópicos (dentre outros, caso o educador ache interessante acrescentar):
- Título
- Apresentação
- Objetivos
- Público-alvo
- Desenvolvimento do Projeto
- Resultados alcançados
- Conclusão

A atividade deve ter como meta proporcionar a melhoria das relações socioafetivas da comunidade escolar, tornando, para cada um, valores humanos - como respeito ao próximo, tolerância às diferenças pessoais, solidariedade, compreensão, dentre outros - essenciais a atitudes diárias de todos.

Quando da aplicação da atividade, o educador deverá registrar a aplicação da atividade (através de filmagem, fotografia, material produzido pelo aluno, enfim, tudo aquilo que comprove que a atividade foi realizada conforme planejada).

Como apresentar a atividade para o concurso:

O educador deverá entregar o material escrito (digitado em folha branca de papel A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5). Em anexo, deverão ser apresentadas provas que comprovem que a atividade foi aplicada a um grupo de alunos (e/ou familiares dos mesmos, funcionários da escola), como fotografias, vídeos, depoimentos, questionários etc. Caso o projeto não atenda ao estipulado, o mesmo será desclassificado.

Inscrição da atividade:

A atividade deverá ser entregue no Núcleo de Atenção Psicossocial à Infância, dentro de um envelope lacrado, no período de 23/11/2011 a 25/11/2011. Na frente do envelope deverá conter, através de etiqueta ou informação manuscrita, os seguintes dados de identificação: nome do(a) educador(a), escola de origem.

Comissão julgadora:

As atividades serão avaliadas por comissão julgadora formada por profissionais das áreas da educação (02), psicossocial (02), Conselho Municipal de Educação (01 - que não tenha vínculo com nenhuma escola), representante do Conselho Tutelar (01) e Legislativo (01 - que não tenha vínculo com nenhuma escola).

Critérios de avaliação e julgamento:

- Adequação ao tema.
- Marcas de autoria.
- Criatividade.
- Originalidade (itens diferenciados).
- Recursos pedagógicos.
- Ludicidade.
- Elementos de pacificação (ênfase ao respeito, à tolerância, valorização da diversidade, entre outros).
- Alcance didático (alunos/escola/família).
- Adequação dos resultados obtidos à meta da atividade.

Premiação:

De cada categoria, serão selecionadas, para premiação, as três atividades, que mais atendam aos critérios propostos pelo concurso, sendo que, seus autores serão premiados, em evento que ocorrerá no dia 02/12/2011, às 18h30, na Câmara Municipal. Os nomes dos educadores premiados no evento serão divulgados no site da Prefeitura a partir do dia 30/11/2011.

Os(as) educadores(as), autores(as) das atividades premiadas, receberão os seguintes prêmios, conforme sua classificação final no concurso:

1º lugar – 1 viagem com acompanhante para Porto Seguro em um período compreendido entre os  meses de dezembro de 2011 a janeiro de 2012 (O que está incluso: transporte aéreo de ida e volta, translado em Porto Seguro aeroporto/hotel/aeroporto e hospedagem com café da manhã e jantar.)
2º lugar – 1 tablet
3º lugar – 1 netbook


Da cessão de direitos:


Os participantes do presente concurso desde já cedem, a título gratuito, à Secretaria Municipal de Educação, todos os direitos autorais decorrentes dos projetos criados, incluindo, mas não se limitando, o direito de divulgação, utilização, reprodução total ou parcial de edição, alteração e/ou modificação, por qualquer meio ou mídia impressa e/ou eletrônica, incluindo a Internet, para fins institucionais, respeitados e preservados todos os direitos morais dos autores.
Os participantes garantem a boa origem e originalidade dos projetos criados, sendo, exclusivamente, responsáveis por qualquer eventual questionamento decorrente de direitos autorais a eles relativos, respondendo cível e criminalmente pelos ilícitos que vierem a cometer no âmbito da propriedade intelectual.
Os participantes autorizam igualmente o uso de sua imagem, voz e nomes em filmes publicitários e institucionais veiculados em mídia eletrônica, fotos, cartazes, anúncios em jornais e/ou revistas e em qualquer outra forma de mídia impressa e/ou eletrônica para divulgação do Concurso em território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.