quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Serviços de Mediação de Conflitos

o serviço de Mediação de Conflitos traz benefícios a todos os órgãos sociais, em que os conflitos humanos estão em evidência...


I – O QUE É MEDIAÇÃO DE CONFLITOS


A Mediação de Conflitos é um processo confidencial que ajuda as pessoas envolvidas num conflito a chegar de forma voluntária e responsável a um acordo construído por ambas. Utiliza métodos alternativos e não adversariais de resolução de conflitos, visando promover um diálogo pacífico sem, necessariamente, levar a questão ao Judiciário.

A Mediação de Conflitos tende a contribuir para o efetivo exercício da cidadania, pois enseja a solução de conflitos pelos próprios envolvidos, deixando nas mãos do juiz de Direito somente o que não foi possível mediar.

O processo é facilitado por uma terceira pessoa, imparcial às partes, capacitada para condução das sessões: o Mediador. Esse profissional, comprometido com o sigilo, através de uma série de procedimentos e técnicas específicas, identifica os interesses das partes e constrói com elas, sem caráter vinculativo, opções de solução, visando o consenso e/ou à realização do acordo.

O mediador trabalha buscando a satisfação das pessoas na solução do conflito, para que não haja vencedor e vencido, mas para que ocorra mútua cooperação entre os envolvidos e, por conseqüência, uma diminuição do número de processos litigiosos sendo ajuizados.


II – OBJETIVOS

  • Auxiliar no combate à violência;
  • Prevenir e solucionar os conflitos de forma pacífica dentro da própria comunidade;
  • Dar mais autonomia à sociedade em torno de suas responsabilidades;
  • Reduzir a demanda do judiciário;
  • Possibilitar a formação profissional de pessoas da comunidade, o mediadores, que passam por curso de capacitação;
  • Promover a Paz Social.


O respeito torna o mundo mais harmônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.