terça-feira, 23 de agosto de 2011

Programa de Prevenção ao Bullying na Escola


Ontem, foi oficialmente iniciado o Programa de Prevenção ao Bullying na Escola no município de Sarzedo. A primeira ação foi a de propor a todos os educadores da cidade, da rede pública e particular, que nesse segundo semestre de 2011, desenvolvam com alunos, familiares dos alunos e funcionários das escolas ações que valorizassem os ideais de uma Cultura da Paz.



Essas ações incluem propostas de caráter preventivo – como projetos de incentivo a valorização da diversidade, propostas focadas para o fortalecimento de vínculos afetivos, atividades que favoreçam a expressão dos sentimentos pelos alunos (e que os mesmos sejam recebidos por todos de forma respeitosa), etc. Podem envolver ações de conscientização sobre os efeitos nocivos do bullying para todos, como também, intervenções em situações em que o bullying já é ocorrente... Enfim, o campo de alcance para as ações a serem desenvolvidas pelos educadores é amplo e somadas essas ações tendem a favorecer o ideal da Cultura da Paz.



O programa no município iniciou-se com o Concurso Semeando a Paz, que premiará os melhores projetos desenvolvidos por educadores no município. No entanto, é importante ressaltar que todas as ações já são por si, vencedoras... serão sementes de novos valores, cujo alcance esperamos ir além dos muros escolares...



O que nós, comunidade, esperamos dos educadores neste momento?



Que sejam criativos, que integrem a temática em seus conteúdos escolares, promovam a reflexão, potencializem a capacidade de transformação que há em cada criança, em cada adolescente.



Escrever suas ações, registrar sua prática é importante para que possamos formular um material com todas as atividades enviadas para a comissão do concurso que atendam às propostas do programa, para que, então, as mesmas possam ser divulgadas em toda comunidade escolar. Polinizar ações é semear a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.