segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mediação de conflitos: a cultura do diálogo no incentivo à paz social


Na mediação, as pessoas envolvidas no conflito se tornam protagonistas na busca de soluções satisfatórias para o impasse. É uma metodologia aliada na construção de uma Cultura de Paz, tendo em vista que a mediação não se limita a “resolver” os conflitos, mas a transformá-los. Ela resgata e fortalece o diálogo como uma prática positiva na tentativa de resolver os pontos divergentes, tão comuns nas relações humanas. A mediação compreende os conflitos como naturais e, mesmo, necessários. As contraposições, as divergências são importantes para o desenvolvimento humano, pois possibilitam as mudanças. Crises são precursoras de crescimento...

O que a mediação propicia é uma mudança de paradigma: a transformação da cultura da adversidade pela cultura do diálogo. As pessoas se unem através do "falar e escutar" na construção da solução do problema. Enfim, a metodologia, bem desenvolvida, conduzida por pessoas devidamente preparadas, é uma preciosa ferramenta rumo à Paz Social.



FAÇA ACONTECER OS DIAS TÃO SONHADOS....




Um programa de mediação de conflitos dentro da escola, com mediadores devidamente capacitados para desenvolver um trabalho com os alunos/familiares/funcionários, é um importante investimento na construção de uma Cultura de Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.