terça-feira, 16 de agosto de 2011

O que é Paz?



A representação física da Terra: seu formato circular, suas cores, a composição harmônica de seus elementos fazem com que a imagem de nosso planeta seja a figura simbólica perfeita para a palavra PAZ.

A figura da pombinha branca frequentemente é usada como representação da PAZ...

Mas, afinal, o que é Paz?

Muitas pessoas definem a Paz como a calmaria, o silêncio, a tranquilidade etc. É uma descrição muito boa, principalmente quando estamos estressados pelas turbulências do nosso dia-a-dia, mas a Paz não existe, apenas, em locais onde estão presentes “a calmaria, o silêncio, a tranquilidade etc”: a Paz pode estar também onde há problemas, obstáculos, desafios, conflitos... Paz não é tal sonhado “mundo cor-de-rosa”, paz faz parte do “mundo arco-íris”, em que há biodiversidade em toda sua extensão, onde as diferenças são valorizadas.

Paz faz parte de um mundo em que as pessoas divergem em seus pontos de vistas, mas resolvem seus conflitos através de meios não violentos, não depreciativos. Paz é a resolução das divergências pelo diálogo, pela mediação dos conflitos, pelo respeito à idiossincrasia (que representa a riqueza da diversidade humana)...

A Paz é um estado de espírito, é construída pelas relações baseadas no diálogo respeitoso, construtivo, criativo, positivamente crítico, socialmente responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.