“Sonhar para fora...algo além do nosso universo íntimo. Como os lufts, ir atrás da essência perdida...talvez, nunca alcançada. Não se trata de criar um universo de “faz-de-conta que somos todos felizes”, nem acreditar que vai criar a obra perfeita. Trata-se de oportunizar o campo das escolhas, onde o “vir-a-ser” possa ser uma opção do sujeito, de ampliar-lhe o foco das possibilidades. Construir o ato que pertença a muitos. Onde cada um possa encontrar o aconchego, sentir-se em seu lugar... que não seja utópico, suporte o real.”(C.P.Camargos, 31/08/05)
Um sonho de muitos...
Vila Arco-íris
Centro de Ações Sociais Para a Infância e a Adolescência
A Vila Arco-íris é um espaço físico destinado a centralizar ações na área de infância e da adolescência. Sete núcleos de atenção aos direitos da criança e do adolescente compõem a estrutura física e administrativa da Vila Arco-íris. Eles abrangem as seguintes áreas: esporte, assistência social e jurídica, educação, saúde, cultura e lazer, profissionalização e autoestima. As construções físicas da Vila Arco-íris são pintadas com uma cor do arco-íris, de acordo com o Núcleo ao qual pertence.
Justificativa:
A Vila Arco-íris tem como meta ser uma base de apoio ao desenvolvimento infantil e juvenil. Nessa direção iremos oferecer atividades que propiciem oportunidades de desenvolvimento em múltiplas esferas, como a cognitiva, emocional, social, cultural, vocacional e criativa de crianças e jovens. Atividades que contribuam para a efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. Esses direitos compreendem os direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) define como de prioridade absoluta a formulação e execução das políticas sociais públicas destinadas a efetivar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes e facultar-lhes o desenvolvimento físico, mental, moral e social, em condições de igualdade e de dignidade.
“Investir em crianças e respeitar seus direitos formam a base de uma sociedade justa, uma economia forte e um mundo sem pobreza.”
UNICEF
Núcleos da Vila Arco-íris:
Cada núcleo da Vila Arco-íris desenvolve atividades numa área de atenção à criança e ao adolescente, definidas com base nas áreas de direitos fundamentais determinados pelo ECA.
Toda criança tem direito à Saúde, à Educação, ao Lazer, à Cultura, à Profissionalização, à Assistência Social e Jurídica, ao Esporte, e a ser tratada com valores como respeito, dignidade, liberdade, em convivência familiar e comunitária, que assegurem o desenvolvimento de sua Autoestima.
Núcleos em cores do arco-íris:
VERMELHO: Núcleo da Energia – ESPORTE
LARANJA: Núcleo Assistencial e Jurídico – ASSISTÊNCIA SOCIAL E JURÍDICA
AMARELO: Núcleo do Conhecimento - EDUCAÇÃO
VERDE: Núcleo da Saúde – MEDICINA,ODONTOLOGIA, FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA
AZUL: Núcleo do Lazer e da Cultura – ATIVIDADES CULTURAIS E DE LAZER
ANIL: Núcleo do Trabalho – Oficinas de Capacitação
VIOLETA: Núcleo da Autoestima – Psicologia
VIOLETA: Núcleo da Autoestima – Psicologia
Um sonho de muitos...
“... porque a vida é multirão de todos, por todos remexida e temperada.”
Guimarães Rosa
Parafraseando Rubem Alves, para construir essa grande Vila chamada Arco-íris, “é preciso que muitos sonhem o mesmo sonho”.
Para que a Vila Arco-íris ganhe vida, será preciso compor um grupo com profissionais de cada um dos Núcleos: representantes da área da saúde, da educação, do esporte, da assistência social, do direito, da cultura e lazer e do trabalho. Pessoas em busca de um ideal comum: um centro de atenção às necessidades das crianças e adolescentes, que possa oportunizar seu desenvolvimento pessoal e social. Um grupo de pessoas de áreas de atuação diversas, que possam contribuir cooperativamente, de forma complementar... Jardineiros de adubos variados - acolhida, respeito, escuta, conhecimento, cuidados... – e um mesmo propósito: favorecer a germinação de seres humanos mais felizes!
“(...) Sonhar, porque se desistirmos disso, apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. (...) E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.”
Lya Luft
– O sonho toma forma –
Vila Arco-íris: é preciso construí-la na alma!
“Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada, ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardim por dentro, não planta jardim por fora e nem passeia por eles...”
Rubem Alves
Estrutura física
“Se você pode sonhar, você pode fazer.”
Walt Disney
O propósito da Vila Arco-íris é oferecer ambientes que possam acolher crianças e adolescentes, escutar seus sonhos e expectativas como pessoa de direitos. Um lugar em que se sinta respeitada, seus sonhos sejam valorizados e onde encontre oportunidades para vir a ser o que desejar...
O projeto arquitetônico da Vila Arco-íris orientar-se-á pelo imaginário infantil. Rico em recursos lúdicos, seus ambientes deverão ser um convite ao seu público mais ilustre: crianças de zero a cem anos.
E eu vos direi :”Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”
Olavo Bilac
“- Cheguem até a borda. - ele disse.
Eles responderam: - Temos medo.
- Cheguem até a borda. - ele repetiu.
Eles chegaram.
Ele os empurrou.... e eles voaram.”
Eles responderam: - Temos medo.
- Cheguem até a borda. - ele repetiu.
Eles chegaram.
Ele os empurrou.... e eles voaram.”
Guillaume Apollinaire
Realidade do Sonho em 2011:
O NAPSI é organizado de acordo com a logística da VILA ARCO-IRIS. Um programa que caminha nessa estrutura multiprofissional no enfoque transdisciplinar. Hoje, temos o serviço de psicologia (núcleo violeta), o acompanhamento pedagógico (núcleo amarelo), o atendimento fonoaudiológico (parte do verde), oficinas de artesanato para pais/responsáveis (anil) e serviço social (parte do laranja). Um dia, seremos o arco-iris completo na extensão que ele merece ter...
"Arco-íris proxíssimo! Parece andar com o trem. Seu verde é belo - bórico - vê-se o roxo, anil. Não tem raízes, não se encosta no chão. Está do lado oeste, onde há nuvens estranhas, escuras, de trombas d'água. E cidades e aldeias sobre montes, grimpas. Do lado do mar, o sol se abaixa. Tudo claro. Como o trem divide o mundo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.