domingo, 14 de agosto de 2011

Vila Arco-Íris: um dia sonhamos...vocês se lembram?


   “Sonhar para fora...algo além do nosso universo íntimo. Como os lufts, ir atrás da essência perdida...talvez, nunca alcançada. Não se trata de criar um universo de “faz-de-conta que somos todos felizes”, nem acreditar que vai criar a obra perfeita. Trata-se de oportunizar o campo das escolhas, onde o “vir-a-ser” possa ser uma opção do sujeito, de ampliar-lhe o foco das possibilidades. Construir o ato que pertença a muitos. Onde cada um possa encontrar o aconchego, sentir-se em seu lugar... que não seja utópico, suporte o real.”(C.P.Camargos, 31/08/05)




Um sonho de muitos...


 



Vila Arco-íris


Centro de Ações Sociais Para a Infância e a Adolescência


 
     A Vila Arco-íris é um espaço físico destinado a centralizar ações na área de infância e da adolescência. Sete núcleos de atenção aos direitos da criança e do adolescente compõem a estrutura física e administrativa da Vila Arco-íris. Eles abrangem as seguintes áreas: esporte, assistência social e jurídica, educação, saúde, cultura e lazer, profissionalização e autoestima. As construções físicas da Vila Arco-íris são pintadas com uma cor do arco-íris, de acordo com o Núcleo ao qual pertence.


 
Justificativa:



     A Vila Arco-íris tem como meta ser uma base de apoio ao desenvolvimento infantil e juvenil. Nessa direção iremos oferecer atividades que propiciem oportunidades de desenvolvimento em múltiplas esferas, como a cognitiva, emocional, social, cultural, vocacional e criativa de crianças e jovens. Atividades que contribuam para a efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. Esses direitos compreendem os direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.


     O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) define como de prioridade absoluta a formulação e execução das políticas sociais públicas destinadas a efetivar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes e facultar-lhes o desenvolvimento físico, mental, moral e social, em condições de igualdade e de dignidade.



   “Investir em crianças e respeitar seus direitos formam a base de uma sociedade justa, uma economia forte e um mundo sem pobreza.”
UNICEF



Núcleos da Vila Arco-íris:



     Cada núcleo da Vila Arco-íris desenvolve atividades numa área de atenção à criança e ao adolescente, definidas com base nas áreas de direitos fundamentais determinados pelo ECA.

    Toda criança tem direito à Saúde, à Educação, ao Lazer, à Cultura, à Profissionalização, à Assistência Social e Jurídica, ao Esporte, e a ser tratada com valores como respeito, dignidade, liberdade, em convivência familiar e comunitária, que assegurem o desenvolvimento de sua Autoestima.



Núcleos em cores do arco-íris:

VERMELHO: Núcleo da Energia – ESPORTE

LARANJA: Núcleo Assistencial e Jurídico – ASSISTÊNCIA SOCIAL E JURÍDICA

AMARELO: Núcleo do Conhecimento - EDUCAÇÃO

VERDE: Núcleo da Saúde – MEDICINA,ODONTOLOGIA, FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA

AZUL: Núcleo do Lazer e da Cultura – ATIVIDADES CULTURAIS E DE LAZER

ANIL: Núcleo do Trabalho – Oficinas de Capacitação


VIOLETA: Núcleo da Autoestima – Psicologia


Um sonho de muitos...

“... porque a vida é multirão de todos, por todos remexida e temperada.”

Guimarães Rosa

 

Parafraseando Rubem Alves, para construir essa grande Vila chamada Arco-íris, “é preciso que muitos sonhem o mesmo sonho”.

Para que a Vila Arco-íris ganhe vida, será preciso compor um grupo com profissionais de cada um dos Núcleos: representantes da área da saúde, da educação, do esporte, da assistência social,  do direito,  da cultura e lazer e do trabalho. Pessoas em busca de um ideal comum: um centro de atenção às necessidades das crianças e adolescentes, que possa oportunizar seu desenvolvimento pessoal e social. Um grupo de pessoas de áreas de atuação diversas, que possam contribuir cooperativamente, de forma complementar... Jardineiros de adubos variados - acolhida, respeito, escuta, conhecimento, cuidados... – e um mesmo propósito: favorecer a germinação de seres humanos mais felizes!


   “(...) Sonhar, porque se desistirmos disso, apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. (...) E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.”
  Lya Luft

  O sonho toma forma –

Vila Arco-íris: é preciso construí-la na alma!


 
    “Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada, ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardim por dentro, não planta jardim por fora e nem passeia por eles...”
Rubem Alves

Estrutura física

“Se você pode sonhar, você pode fazer.”
Walt Disney

      O propósito da Vila Arco-íris é oferecer ambientes que possam acolher crianças e adolescentes, escutar seus sonhos e expectativas como pessoa de direitos. Um lugar em que se sinta respeitada, seus sonhos sejam valorizados e onde encontre oportunidades para vir a ser o que desejar...
     O projeto arquitetônico da Vila Arco-íris orientar-se-á pelo imaginário infantil. Rico em recursos lúdicos, seus ambientes deverão ser um convite ao seu público mais ilustre: crianças de zero a cem anos.
E eu vos direi :”Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

Olavo Bilac
“- Cheguem até a borda. - ele disse.
Eles responderam: - Temos medo.
- Cheguem até a borda. - ele repetiu.
Eles chegaram.
Ele os empurrou.... e eles voaram.”

Guillaume Apollinaire

 

Realidade do Sonho em 2011:

    O NAPSI é organizado de acordo com a logística da VILA ARCO-IRIS. Um programa que caminha nessa estrutura multiprofissional no enfoque transdisciplinar. Hoje, temos o serviço de psicologia (núcleo violeta), o acompanhamento pedagógico (núcleo amarelo), o atendimento fonoaudiológico  (parte do verde), oficinas de artesanato para pais/responsáveis (anil) e serviço social (parte do laranja). Um dia, seremos o arco-iris completo na extensão que ele merece ter...


   "Arco-íris proxíssimo! Parece andar com o trem. Seu verde é belo - bórico - vê-se o roxo, anil. Não tem raízes, não se encosta no chão. Está do lado oeste, onde há nuvens estranhas, escuras, de trombas d'água. E cidades e aldeias sobre montes, grimpas. Do lado do mar, o sol se abaixa. Tudo claro. Como o trem divide o mundo."

José Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.