terça-feira, 30 de agosto de 2011

Psicodrama: mais uma ferramenta na solidificação da Cultura da Paz

O psicodrama é um instrumental muito interessante para utilização dos educadores no trabalho com grupos de alunos, grupos de familiares, grupos de funcionários... O método foi criado pelo médico romeno Jocobo Levy Moreno.

O eixo principal da teoria de Moreno é a interrelação pessoal, isto é, a ideia do homem em relação, um indivíduo social, que nasce em sociedade e precisa dos outros para sobreviver. Dois elementos têm destaque na obra de Moreno: a espontaneidade e a criatividade. A espontaneidade seria a capacidade humana de agir de modo adequado diante de situações novas e a criatividade seria a capacidade humana de criar uma resposta inédita ou renovadora transformando situações preestabelecidas. Segundo Moreno, o ser humano tem uma capacidade ilimitada para a ação criativa e ilimitada, mas essa capacidade vem sendo bloqueada pelas conservas culturais.

A proposta do psicodrama é de proporcionar mudanças no grupo como um todo. Criam-se, assim, condições para recuperação da espontaneidade e da criatividade, proporcionando ao indivíduo, o “Encontro”, ou seja, a pessoa se torna capaz de enxergar com os olhos do outro e vice-versa.


Assim, como outras práticas como as propostas de programas de mediação de conflito, dinâmicas de grupo e tantas outras ações, o psicodrama é um instrumental que pode ser de grande utilidade em um programa de solidificação da cultura pela paz. Vale a pena conferir os estudos sobre a técnica...


“O psicodrama aplicado à educação é um notável instrumento, pois favorece a ação sem despertar a competitividade, desenvolve senso de responsabilidade e cooperação, criatividade e permite a tomada de decisões...”(Ivna Ariane Santos Vieira, 2009, p.02)




Referências bibliográficas:



Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre a teoria e a prática. GOMES, A.M.M; ALBUQUERQUE,C.M.;CATRIB,A.M.F.;SILVA,R.M.; NATIONS,M.K.;ALBUQUERQUE,M.F.

Psicodrama e Dinâmica de Grupo. Cybele M. R. Ramalho. Aracaju, 2010. Artigo em PDF – 157 páginas, disponível pela internet no seguinte endereço:http://profint.com.br/artigos/psicodrama_e_dinamica_de_grupo.pdf
(tem um capítulo muito interessante para educadores, intitulado: A dinâmica de grupo psicodramática aplicada à educação.)

Ações educativas: vivências com psicodrama na prática pedagógicaPor Escolástica Fornari Puttini. Parte do conteúdo do livro está disponível para visualização pelo Google.

Educação Psicodramática Libertadora: contribuições de Moreno e Paulo Freire para prática pedagógica no contexto universitário.


Este artigo fala do jogo dramático como estratégia na prevenção ao bullying. Muito interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.